terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Booker T. and the M.G.'s - Green Onions

Booker T. and the M.G.'s constituíram-se em 1962.

Foram uma banda de Soul instrumental o que lhes confere logo à partida uma característica invulgar. Formados em pleno período de afirmação da Soul Music, fizeram parte de uma geração, onde se destacavam, entre outros,  James Brown, Ike and Tina Turner, Sam Cooke, Otis Redding, a dar corpo à nova expressão musical então designada por Soul. Numa altura em que o Soul era visto como uma expressão e preservação da cultura negra, os Booker T. and the M.G.'s formados por dois brancos e dois negros deu azo a leituras como a do livro "POPMUSIC - ROCK" onde afirmavam:
"Dos quatro músicos responsáveis por esta transformação, dois eram negros, o baterista Al Jackson e o organista Booker T. Jones; e dois brancos, o contrabaixista Dick Dunn e o guitarrista Steve Cropper. O resultado, fruto da «colaboração» entre músicos negros e brancos, foi baptizado Soul Music e oferecido aos Negros como sendo a sua própria música." em "POPMUSIC-ROCK".


Polémica à parte, Booker T. and the M.G.'s alcançaram até 1971 o devido sucesso, altura em que gravaram o último álbum para a sua editora a Stax Records. Deste álbum destacava-se o instrumental "Melting Pot".





Depois de 1971 muitas foram as reuniões do grupo com diferentes formações, bem como a colaboração com muitos músicos, destacando-se a colaboração com Neil Young em 1993.
Mas o tema que ficará para sempre como marca dos Booker T. and the M.G.'s é o êxito de 1962 "Green Onions" que agora recordamos.


Booker T. and the M.G.'s - Green Onions

Sem comentários:

Enviar um comentário