domingo, 22 de março de 2015

Os Rocks - I Put A Spell On You

Nos anos 60 o Rock’n’roll espalhou-se pelos 4 cantos do mundo. Também nas nossas ex-colónias o fenómeno se fez sentir, particularmente em Angola e Moçambique. Em 1962 formou-se em Luanda um conjunto denominado Os Rocks que tiveram lá e cá o seu devido reconhecimento. Chegaram mesmo a ganhar o Prémio da Impressa para melhor Conjunto de 1966 (em Angola). Na contra capa do 1º EP podia-se ler:
"Considerado o melhor agrupamento de Angola, percorreram esta nossa província, actuando centenas de vezes em festas, espectáculos e programas de rádio. Já em 1962 se haviam deslocado à Metrópole onde se exibiram com êxito na “Ronda” ao lado do Conjunto de THILO'S COMBO. A Televisão contou com a sua presença também nessa altura. Regressando a Angola foi a vez de começar a recolher os troféus ganhos em todos os festivais em que colaboraram, finalizando por ser reconhecidos como "os melhores de Angola de 1966”, pela Imprensa e Rádio Angolanas. Presentes pela 2.ª vez na Metrópole para a final do Concurso “Yé-Yé” foram incontestàvelmente os vencedores do certame como teve ocasião de verificar quem a ele assistiu. A sua classificação em 2.° lugar deu aso a ruidosas manifestações de descontentamento, perante a decisão do júri."
(o primeiro lugar foi para Os Claves)



No 1º EP de 1966 aparece o tema agora selecionado: “I Put A Spell On You”, uma música bem conhecida com dezenas de versões sendo as mais lembradas, dos Creedence Clearwater Revival, da Nina Simone e dos Them (de Van Morrison). O original, que já aqui recordámos, é de 1957 de Screamin Jay Hawkins e é dele o vídeo “louco” que se segue.



Quanto a esta versão de Os Rocks é bem agradável de se ouvir com uma muito boa interpretação do vocalista que por cá ganharia, em 1967, o Festival da Canção. Quem é? é o Eduardo Nascimento,  descubram-no na fotografia da capa, que interpretou "O Vento Levou".



Os Rocks - I Put A Spell On You

Sem comentários:

Enviar um comentário