domingo, 1 de março de 2015

The Butterfield Blues Band - Blues with a Feeling

Se a influência dos Blues nos músicos brancos, em Inglaterra, nos anos 60, foi enorme, pensemos em Alexis Korner, John Mayall, Eric Clapton, ou nos grupos The Rollling Stones, Fleetwood Mac, Cream, Manfred Mann, The Yardbirds, Ten Years After e muitos mais, ao ponto de terem tomado a designação de British Blues, nos EUA o peso enorme dos Blues na população negra também acabou por transbordar para a população branca e igualmente influenciar músicos que iriam ficar na história da música popular daquela década. Paul Butterfield foi um dos casos.

Paul Butterfield (1942-1987) foi um cantor de Blues e tocador de harmónica cuja carreira teve início em 1963 ao formar a The Butterfield Blues Band onde se destacaram 2 excelentes guitarristas: Elvin Bishop e Mike Bloomfield, em 1965 no Festival Folk de Newport são convidados a tocar juntamente com Bob Dylan no que foi a primeira e polémica actuação "eléctrica" deste.




Ainda em 1965 sai o primeiro álbum  "The Paul Butterfield Blues Band" e é um dos primeiros discos americanos de Blues interpretado por um cantor branco. Desse álbum escolhemos "Blues With A Feeling" um tema dos anos 40.



The Butterfield Blues Band - Blues with a Feeling

Sem comentários:

Enviar um comentário