quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os Diamantes - A Yenka

A música não saía da cabeça. Ainda por cima lembrava-me de como se dançava, qualquer coisa como: esquerda, esquerda, direita, direita, p’ra frente, p’ra trás, um, dois, três. Algures nos anos 60 havia uma música que teve grande popularidade e que se dançava com aqueles passos. Mais tarde ou mais cedo tinha que a descobrir. Até que tropecei num tema do Quinteto Académico que se chamava “Let Kiss” e “voilá”, era ela. “Let Kiss” foi (de acordo com a wikipédia) uma dança finlandesa inventada nos anos 60 tendo por base uma dança tradicional de nome “jenka”.
Ora vejam como se dança.





A versão do Quinteto Académico de 1965 até não está mal, mas é só musical. E a memória trazia uma versão que era cantada pelo que não podia ser esta do Quinteto Académico. Tinha, e acabei, por descobrir, era ”A Yenka” pelos Os Diamantes. Esses mesmos, verdadeiro “tesourinho deprimente” de “O Telefone”, já aqui recordado. E, mais uma vez, mais fraquinho não podia ser, mas era a que eu me lembrava. E lá estava:
“esquerda, esquerda, à direita, à direita, adiante e atrás, um, dois três”
Agora é ouvir, fazer fila à volta da mesa da sala de jantar e dançar (cuidado com a loiça) ao som de “A Yenka” de Os Diamantes. Estávamos no ano de 1966.



Os Diamantes - A Yenka

Sem comentários:

Enviar um comentário