domingo, 12 de abril de 2015

Soft Machine - Love Makes Sweet Music

Do movimento hippie florescente a meio da década de 60 nos EUA, em particular na Califórnia já aqui demos eco nos grupos musicais que apareceram naquele período: Jefferson Airplane, Grateful Dead, Quicksilver Megssenger Service, The Doors, etc., etc..
E em Inglaterra como era?
Vejamos o que diz Hervé-Muller em "JIM MORRISON para já dos DOORS":
"... o fogo já se propagava, mas o movimento era então «underground» no sentido mais estrito do termo, reservado a um punhado de iniciados e de percursores que se juntavam numa pequena sala de Tottenham Court Road, baptizada UFO e em alguns outros clubes, ao som de grupos cujos nomes eram ainda mais surpreendentes: Soft Machine, Pink Floyd...
E depois, bruscamente, alguns meses mais tarde, «isso» tinha literalmente explodido publicamente. As ruas cinzentas e feias de Londres, de repente tinham-se identificado com as de S. Francisco, belas e luminosas, pela magia de uma horda florida e de cores berrantes, que deixava atrás dela odores de incenso e de cannabis.
Em Maio, escrevia-me uma amiga: «Ouviste falar dos hippies da Califórnia? Agora nós temos os nossos hippies de Londres: flores nos cabelos, sininhos à volta do pescoço, etc.»."

Estávamos em 1967.

Os Soft Machine formados em 1966 em Canterbury, estiveram ligados ao movimento underground londrino surgido em 1967 e foram uma das suas maiores referências. Cultivaram o psicadélico e a fusão com o Jazz, tiveram diversas formações por onde passaram mais de duas dezenas de músicos, dos primeiros anos de actividade os destaques vão para Robert Wyatt (bateria, voz), Kevin Ayers (1944-2013) (baixo e voz), Mike Ratledge (teclados), Hugh Hooper (1945-2009) (baixo) e Elton Dean (1945-2006) (Saxofone).



São do início dos Soft Machine as seguintes palavras de Rober Wyatt:
"Quase todos os grupos pop-music, aqui ou na América, fabricam indefinidamente sons e melodias para fazer consumir, sob formas mais ou menos novas, as mesmas emoções, facilmente identificadas e assimiladas pelo público. Queremos quebrar esta imagem e este conceito, reencontrar o espírito do jazz, ou seja, uma expressão autêntica, selvagem, mas desta vez nossa e não dos Negros".

A primeira gravação efectuada pelos Soft Machine foi um Single no início de 1967, no lado A "Love Makes Sweet Music", ainda com uma sonoridade identificável como Pop, com Robert Wyatt na voz principal, é a que fica para audição.



Soft Machine - Love Makes Sweet Music

Sem comentários:

Enviar um comentário