domingo, 19 de julho de 2015

Conjunto José Nóvoa - The House Of The Rising Sun

“The House Of The Rising Sun” é uma canção americana de origem e data incerta. Das inúmeras versões (de Bob Dylan a Jimi Hendrix) a que alcançou maior êxito foi, sem dúvida, a gravada pelo grupo The Animals em 1964.

No vídeo podemos recordar “The House Of The Rising Sun” no “original” dos The Animals de Eric Burdon (voz) e Alan Price (órgão) (que pirosos! diríamos hoje).



"The House Of The Rising Sun" ouviu-se por toda a década de 60, foi um enorme sucesso em todo o lado e cá também.
Ignorava qualquer versão portuguesa até descobrir, do mesmo ano de 1964, uma versão de um conjunto, que também desconhecia, de nome José Nóvoa. As expectativas eram baixas, mas fui completamente surpreendido ao ouvir “The House Of The Rising Sun” por este Conjunto José Nóvoa numa versão de mais de cinco minutos (julgo, naquela época, completamente original um tema com esta duração). Uma interpretação muito minimal, despida de adornos desnecessários, diria muito avançada, em 1964, para o nosso burgo.
O texto da contracapa reza assim:
"O Conjunto de José Nóvoa com menos de três anos de existência, atingiu já um lugar de destaque no panorama musical português. Com este seu primeiro disco, consequência lógica do êxito, já alcançado, esperamos ir de encontro aos desejos dos seus inúmeros admiradores. É composto por seis jovens entusiastas, que fazendo da música um passatempo, se dedicam a ela de corpo e alma. José Nóvoa é o pianista e toca vibrafone e órgão electrónico; Rui Teixeira, o vibrafonista; Jorge Ferreira é o vocalista e toca viola-baixo; Aníbal Remo toca viola eléctrica e flauta; Tude Portugal é o viola-baixo e canta algumas canções; Dário Alves é o baterista.”

Ah!, é verdade o Conjunto José Nóvoa era do Porto e parece que faziam as praias do norte e ainda bailes de finalistas.



Conjunto José Nóvoa - The House Of The Rising Sun

Sem comentários:

Enviar um comentário