quinta-feira, 9 de julho de 2015

Led Zeppelin - I Can't Quit You Baby

Em Julho de 1968 acabaram The Yardbirds. Na formação final, já sem Eric Clapton, já sem Jeff Beck constava o nome de Jimmy Page.
Em Setembro de 1968 estavam formados os New Yardbirds com Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones. De acordo com Howard Mylett no livro "Led Zeppelin" o "...concerto final realizou-se na Universidade de Liverpool a 19 de Outubro." Curta duração, portanto.
Em Outubro de 1968 gravam o primeiro álbum e mudam de nome, aí estão os Led Zeppelin.

Os Led Zeppelin dividiram opiniões. "POPMUSIC-ROCK" caracterizava-os assim:

"Musicalmente, o grupo representava uma escalada na potência sonora em relação aos Cream/Hendrix. A dobragem do papel rítmico da guitarra-baixo pela guitarra-solo produzia uma música simplista, repetitiva, enfática pelo uso da bateria no sentido duma acentuação dos tempos, e agressiva pelo papel complementar do bombo em relação guitarra-baixo."

Já o Record Mirror citado no livro "Led Zeppelin" supra referido afirmava:

"Pleno de ideias interessantes que resultam, o álbum é um disco bem conseguido, um excelente primeiro volume..."

ou ainda na revista OZ de acordo com a mesma fonte:

"Muito ocasionalmente é editado um álbum que escapa a uma imediata classificação simplesmente porque é um produto marcante tão óbvio que só o tempo é capaz de nos mostrar a sua importância (Bringing It All Back Home de Dylan, Younger Than Yerterday dos Byrds, Disraeli Gears dos Cream, Are You Experienced? de Hendrix e Sgt. Pepper dos Beatles) Este álbum dos Led Zeppelin é um destes casos raros."

Em Janeiro de 1969 é então editado o primeiro e homónimo registo dos Led Zeppelin que vai constituir um marco na música Rock.


Deste álbum histórico recuperamos, na melhor tradição dos Blues, um tema original de Willie Dixon "I Can't Quit You Baby". Os Led Zeppelin e o seu Blues-Hard Rock.



Led Zeppelin - I Can't Quit You Baby

Sem comentários:

Enviar um comentário